quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sobre Falar e Conversar

Eu sempre gostei de falar.

Uma amiga diz que eu não gosto de falar, que na verdade eu gosto é de conversar e definitivamente não de falar, na visão dela são coisas diferentes, na minha também, mas eu realmente acho que gosto de falar E conversar, afinal sou vendedora e se não falar tenho que chorar ao findar de cada mês.

Dizem que todos somos três pessoas:
QUEM achamos que somos, 
QUEM as pessoas acham que somos, e 
QUEM realmente somos. 


Falar é muito mais que gritar e contar coisas, falar é reportar sentimentos, é se expor diante do receptor, é o exercício de achar palavras que toquem aquela alma justamente da forma que se está sendo tocado, que se está sentindo, vendo, ouvindo, da forma em que se está vivendo, do momento que se está passando.

Todos sabemos que ninguém conta estórias e histórias da mesma forma, cada momento é diferente, as emoções mudam, acham-se palavras que se encaixam melhor, adiciona-se e tira-se fatos como numa porção, afim de que ao final a pessoa que ouve receba a mensagem da forma como você se sente, como você quis passar, como você entendeu.

Mas mesmo adorando falar com o tempo aprendi que não se pode falar muito e para muitos, em duras lições a vida me ensinou que falar muito para poucos funciona melhor, e falar quase tudo para algumas pessoas e quase nada para outras é essencial as vezes, aprendi também a tratar determinados assuntos apenas com determinadas pessoas e que nunca alguém deve saber de tudo.

Mas por mais que goste de falar e  conversar as vezes eu canso, mas canso quando percebo que não sou ouvida e que minhas palavras, aquelas que elaborei e escolhi com tanto carinho são ignoradas ou sentenciadas de forma errônea por gente que não se preocupa com veredictos justos, e escrevendo isso acho que minha amiga talvez esteja certa sobre o meu falar e conversar.

Não gosto de falar com quem não gosta de ouvir, com quem não se interessa pelo que digo, com quem dá palpites e sentenças antes do fim das frases, odeio falar com quem tem frases sempre prontas para serem usadas com várias pessoas nas mesmas situações.

Com essas pessoas eu mudo de assunto, com essas eu apenas converso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário