sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sobre reparar e comparar

De tempos em tempos nos damos conta de como as coisas mudaram, pode notar, leva um tempo até a gente ser surpreendido pelo simples fato de reparar... reparar que está envelhecendo quando as fotos não mostram mais a viscosidade da pele, reparar que está antiquado quando dá a seus primos os mesmos conselhos que recebeu de seus tios, reparar que já tem quase 30 e metade dos seus sonhos ainda estão longe de se realizar, leva tempo demais a gente parar para reparar.

Esses dias me peguei fazendo isso, reparando, me peguei reparando e comparando a minha vida e trajetória com a de todos a minha volta, reparei que várias amigas casaram, separaram, viraram mães e gays, reparei que muita gente que amo foi embora do estado e do país, e me esperam para uma visita que nunca chega, reparei que minha turma hoje em dia não é mais tão minha assim, reparei como é difícil conciliar horários, humor e dinheiro para sair ou visitar aquela amiga de infância ou aquela tia do bairro vizinho que eu tanto amo estar perto, comparei minha personalidade a de pessoas invejáveis, comparei meu estilo de vida com minhas perspectivas, reparei e comparei muito, e ao final de tantas comparações e percepções me senti um lixo, me senti frustada, me senti inútil. 

Mas reparei principalmente que não tenho tido tempo para reparar e choquem, reparei que nem lembro a ultima vez que parei para faze isso, e me perguntei até aonde isso é bom ou ruim? Li uma crônica certa vez que dizia que reparar é algo ruim, principalmente se for pelas redes sociais, onde todo mundo é feliz, rico e bonito, talvez isso seja verdade, talvez tenha reparado as coisas de forma errada, mas acredito que reparar na vida também pode ser bom, afinal isso nos traz senso de tempo, do tempo que gastamos e do tempo que ainda temos, por isso mesmo frustada decidi que vou reparar mais, e reparar principalmente em como tenho vivido, no que tenho feito, reparar em onde tenho estado e com quem estou.

Vou me preocupar em reparar muito mais e comparar muito menos, pois sei que só assim poderei reparar o que me incomoda nessa merda de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário