sábado, 29 de agosto de 2015

É Justo?

Segundo Conrado Adolpho “As pessoas não falham, elas desistem”. Estive analisando essa frase, e sinceramente, acho que o problema não está em desistir, mas no que nos leva a desistir, eu mesma já desisti de muitas coisas, eu desisto muito de muitas coisas, após os 25 anos eu passei a desistir muito mais do que o normal, mas por que?

Todos me dizem que sou ótima, todos me dizem que sou eficiente, boa líder, que sou boa gestora, boa amiga, boa pessoa, mas acontece amigos que eu descobri algo estarrecedor, ser “bom” nem sempre é o suficiente, e eu poderia culpar uma infinidade de fatores e casos que corroboram para isso, mas adiantaria?

Só quero desabafar, analisando a frase comecei a pensar o por que que eu e tantas outras pessoas desistem tanto, e descobri que desistimos principalmente porque o sistema não nos dá chance alguma, nenhum deles dá, a tal da meritocracia não passa de ilusão, o tal do socialismo, esse não resolve metade dos problemas sociais, e o capitalismo, esse então só piora tudo, ou seja, não há saída para nós, meros mortais vindos de classes inferiores e que buscam seu “lugar na sociedade”.

Mas há exceções muitos dirão, sim, há, mas exceções a que custo? 14 horas de trabalho por dia? Empréstimos de 36 meses? Nenhum lazer, nenhum momento em família, nenhum amigo verdadeiro por anos até conquistar o que se almeja? É justo isso?

É justo você acordar as 6h da manhã, passar o dia trabalhando, enfrentar transito, transporte lotado, ficar 4h na faculdade, pegar condução de volta e ir dormir a 01 da manhã porque as 6h vai começa tudo de novo? é justo saber que quando se formar vai disputar uma vaga com quem dormiu até as 3h da tarde, acordou, foi pro computador, pegou seu carro as 18h e foi pra faculdade, e na volta mesmo morando mais longe que você chegou antes em casa, é justo pra você?

É justo uma cobrança igual com quem tem oportunidades tão diferentes? Para mim não é justo não, nem um pouco justo, assim como não é justo ver essas mesmas pessoas reclamando que os dois salários de mesada que recebem dos pais não dão para "nada", quando muita gente usa um único salário apenas para sobreviver, não acho justo, assim como não acho justo uma pessoa ter a oportunidade de fazer cursos, intercâmbios e se qualificando para o mercado e para a vida enquanto outras só tem a opção de trabalhar, e o pior é saber que mesmo com tudo isso, essas mesmas pessoas ainda vão precisar dar uma ligada pro pai e pedir a ele para, “descolar um emprego bacana” para elas, um emprego que deveria ser de quem merece.


Não estou gritando discórdia, não vejo culpados para apontar nessa história, é só porque não acho justo, assim como não acho justo o que mulheres, negros, imigrantes e pessoas “diferente” no mundo inteiro sofrem, posso não achar justo né? Ou já me querem tirar isso também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário